EVENTOS FIXOS

 

Feriados Municipais:

09 de Fevereiro – Cerco da Lapa

13 de Junho – Aniversário do Município. Padroeiro Santo Antônio

26 de Dezembro – São Benedito

 

Obs.: Consultar datas e mais detalhes em: http://lapa.pr.gov.br/calendario

 

Cerco da Lapa

Quando: Fevereiro

Evento cívico militar e atividades culturais e esportivas realizadas em homenagem aos que resistiram ao cerco promovido à cidade em 1894 por revolucionários federalistas oriundos do Rio Grande do Sul, conhecidos como maragatos. O dia 09 de fevereiro é feriado municipal em homenagem ao líder da resistência, General Antônio Ernesto Gomes Carneiro, que após ser ferido em combate faleceu em 09 de fevereiro de 1894.

 

Carnaval de Rua

Quando: Data Móvel

Organizado pelo Departamento de Eventos na Alameda David Carneiro, com apresentação de marchinhas, desfile de bonecos gigantes e concursos.  Um evento voltado à família, com o alto astral e a animação desta grande festa popular.

 

Encontro de Veículos Antigos

Quando: Data definida anualmente pelos organizadores

Exposição organizada pelo Lapa Clube de Veículos Antigos. Anualmente mais de 400 automóveis especiais e antigos são expostos na Alameda David Carneiro.  Milhares de amantes do mundo automotivo prestigiam este encontro na Lapa, Capital do Carro Antigo no Brasil.

 

Etapa do Campeonato Brasileiro e Paranaense de Velocross

Quando: Março

Dois dias de evento, entre treinos, classificação e provas. Participação de centenas de pilotos de diversas categorias. Acontece no Parque de Exposições e Eventos.

 

Dia do Tropeiro

Quando: 26 de abril

O Dia do Tropeiro é comemorado em 26 de abril, ou próximo a data, com a realização de tropeadas (cavaleiros vindos de diversas regiões da Lapa e de municípios vizinhos). Tradicionalmente é realizada uma cerimônia em homenagem ao Barão dos Campos Gerais, lapeano considerado um dos maiores tropeiros do Brasil no século XIX. Esta homenagem acontece junto à sua lápide, ao lado da Câmara Municipal/Museu de Armas, na Alameda David Carneiro. Também há declamações de poesias tropeiras e outras atividades culturais.

 

Rodeio Crioulo

Quando: maio, agosto e novembro.

Eventos promovidos pelos Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) existentes no município. São realizadas competições como prova do tambor, tiro de laço por equipe, tiro de laço individual, gineteadas em cavalos, além dos tradicionais bailes.

 

Moto Lapa

Quando: Data definida anualmente pelos organizadores

Show de wheeling, simulador de empinada, dinamômetro, globo da morte, apresentação de bandas, stands comerciais e área de alimentação. 

Na Alameda David Carneiro.

 

Dia do Desafio

Quando: Última quinta-feira de maio

Dia mundial da atividade física

 

Procissão de Corpus Christi

Quando: É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. Geralmente em Maio ou Junho.

Tradicional celebração da Igreja Católica, realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade.  A procissão por vias públicas atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cânone 944) "para testemunhar publicamente a adoração e a veneração para com a Santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” As ruas do Centro Histórico, entre o Santuário de São Benedito e a Igreja Matriz de Santo Antônio, são enfeitadas com tapetes de serragem colorida  contendo desenhos de inspiração religiosa.

 

Aniversário da Cidade

Quando: 13 de Junho

As festividades alusivas ao aniversário do município coincidem com a festa do Padroeiro, Santo Antônio de Pádua.  Diversos eventos culturais, esportivos e religiosos são realizados durante todo o mês de junho.

Festival de Voo Livre

Em Junho, no sábado e domingo, junto com o  aniversário da cidade. 

 

Circuito Lapiano de Mountain Bike

Quando: Junho

Etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike. Centenas de ciclistas participam, em diversas categorias.

 

Festival de Música “Lapa Em Canto”

Quando: Julho

Festival que visa destacar e premiar compositores e intérpretes locais, dos mais diferentes estilos musicais.

 

Desfile do Dia da Pátria

Quando: 7 de Setembro

Tradicional desfile cívico-militar na Avenida Dr. Manoel Pedro. Participação de escolas, entidades, 15º GAC AP e 1ª CIPM.

 

Festival de Cinema

Quando: Novembro

Festival de filmes de época, promovido pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa.

 

Opalapa

Quando: Data definida anualmente pelos organizadores

Exposição de colecionadores e apaixonados pelo veículo Opala. O evento é realizado no mês de novembro, durante um sábado ou domingo, na Alameda David Carneiro. Mais informações no site oficial: www.opalapa.com.br

 

DIA DA CONSCIENCIA NEGRA

Quando: 20 de Novembro

Evento cultural de raiz, com palestras e apresentações culturais e musicais.

 

EVENTOS NATALINOS

Quando: Dezembro

Evento cultural com concurso de presépios e casas iluminadas, apresentação de corais, encenação do nascimento de Cristo, show pirotécnico e apresentação de bandas locais.

 

Festa de São Benedito

Quando: Dezembro

Realizada no Santuário Diocesano de São Benedito, o maior templo beneditino no mundo. 

 

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (48.2%)
elementos da gastronomia (3.7%)
belezas naturais (45.9%)
aspectos econômicos (2.2%)