Prefeitura da Lapa lamenta morte de Dom Albano Bortoletto Cavallin

Nascido na Lapa, Dom Albano deixa um legado de amor ao próximo.

Nota de Falecimento 02/02/2017 às 09h42min

Dom Albano

Morreu na tarde de ontem, dia 01 o Arcebispo Emérito de Londrina PR, Dom Albano Bortoletto Cavallin após procedimento cirúrgico para a troca de uma válvula do coração.

Seu episcopado foi marcado de forma dinâmica. Escreveu 13 cartas pastorais, 6 planos de ação evangelizadora e ficará marcado pela eterna preocupação com o povo, o Bispo de “fala simples e clara”.

Sobre Dom Albano:

Nascido na Lapa, Dom Albano foi ordenado padre aos 24 anos de idade. Foi padre coadjuntor na Catedral de Curitiba e posteriormente trabalhou na Igreja de Santa Terezinha, também na capital.

Ordenado Bispo em agosto de 1973, tomou posse após ser nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 14 de dezembro de 1986. Depois de exercer as funções de Bispo Auxiliar em Curitiba foi transferido para a Diocese de Guarapuava, onde permaneceu por seis anos.

Em seguida foi nomeado arcebispo de Londrina. Permaneceu à frente da Igreja na cidade até 2006, quando se tornou arcebispo emérito, de acordo com as regras do Direito Canônico.

Velório:

O velório acontece na Catedral Metropolitana de Londrina, com missas programadas a cada duas horas, a Celebração das Exéquias as 10:00 horas de amanhã (03) em seguida o sepultamento na cripta da catedral.

Luto Oficial:

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, decretou luto oficial de três dias. “Esta é uma notícia triste, pois Dom Albano foi um homem que transformava cada momento em que vivia em uma história interessante e um exemplo de humildade e amor ao próximo”, disse. “Neste momento de luto, me coloco em oração para que Deus abençoe e conforte os corações de todos os que o conheceram e com ele conviveram durante o seu pastoreio à frente da Igreja Católica de Londrina e região”, completou Belinati.

O Governador Beto Richa em nota lamentou a morte de Dom Albano, destacando o trabalho do religioso junto à comunidade. “Lamento profundamente o falecimento de Dom Albano Bortoletto Cavallin. Desenvolveu intenso trabalho pastoral como arcebispo de Londrina, por vários anos, e mesmo depois, já como arcebispo emérito. Uma grande perda para toda a comunidade católica”.

O Prefeito da Lapa Paulo Furiati lamentou a perda de Dom Albano “ ilustre lapeano que por onde passou em sua caminhada religiosa deixou um legado de solidariedade e amor aos nossos irmãos menos favorecidos”.

Último pedido

O padre Joel Ribeiro Medeiros, Coordenador da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Londrina, também emitiu nota lamentando a morte de Dom Albano e informando um dos últimos pedidos do religioso.

Na última visita que o padre fez ao Bispo Emérito, Dom Albano revelou que não gostaria de receber homenagens com coroas de flores em seu velório. Em vez disso, ele pediu que o valor das coroas fosse revertido para obras da Fraternidade Toca de Assis.

Na Catedral Metropolitana, durante o velório, há uma urna para recolher as doações.

Toca de Assis:

A Toca de Assis é uma fraternidade que nasceu no seio da Santa Igreja Católica e que tem como carisma a Adoração ao Santíssimo Sacramento, e o amor aos pobres abandonados de rua.

Seus membros são os religiosos, religiosas, leigos e sacerdotes, além de contar com os pobres que atendem como parte integrante de uma família.

Fundada no Brasil, na cidade de Campinas estado de São Paulo no ano de 1994, esta fraternidade tem como inspiração a vida de São Francisco de Assis, seu principal patrono.