Lapa terá Batalhão da Polícia Militar.

Tratativas evoluíram esta semana para a elevação da CIA. Independente a categoria de Batalhão.

Segurança 08/02/2017 às 13h52min

Na foto: Vereador de Rio Negro Alessandro Linsingen, da Lapa Otávio Rodrigues, Comandante Coronel Tortato, Prefeito Paisani de Rio Negro, Deputado Alexandre Curi e Prefeito da Lapa Paulo Furiati.

Na manhã desta terça feira (07) um encontro em Curitiba definiu as metas para a elevação da 1ª CIA. Independente de Polícia Militar, com sede na Avenida DR. Manoel Pedro na Lapa a categoria de Batalhão.

O encontro foi realizado na sede do Comando Geral da Polícia Militar do Paraná em Curitiba onde estiveram presentes os prefeitos da Lapa Paulo Furiati de Rio Negro Milton Paizani, Deputado Estadual Alexandre Curi, vereadores da Lapa Otávio Rodrigues, de Rio Negro Alessandro Linsingen.

Recebidos pelo Coronel Maurício Tortato, Comandante-Geral da Policia Militar do Paraná que disse que “este é um processo histórico em que há a necessidade de uma reestruturação e de uma reorganização da Policia Militar na região da Lapa. Já temos os estudos detalhados para encaminhar ao Governador do Estado ainda em fevereiro elevando a CIA. Independente a condição de Batalhão melhorando expressivamente a estrutura organizacional encaminhando também uma escola de soldados para ampliarmos o contingente de modo que estas medidas devem repercutir em toda região sul do estado. É um processo de valorização da Polícia Militar e da população que será contemplada com uma melhor estrutura da PM. Nossa preocupação é não só criar a estrutura organizacional, temos que dar aporte de capital humano, de melhor condição logística, de material bélico que já estamos encaminhando”.

O Comandante também informou que paralelamente a este processo em aproximadamente 90 dias estará iniciando na Lapa um curso para formação de em torno de 40 soldados.

O Deputado Estadual Alexandre Curi, responsável direto pela intermediação do encontro e representante dos prefeitos Furiati e Paisani na tramitação do processo de elevação da Companhia junto a Assembleia Legislativa e o Governo do Estado afirmou segundo ele “saio satisfeito da reunião com duas boas notícias. Primeira que dentro de 90 dias teremos uma escola da Polícia Militar na Lapa com 40 policiais que serão formados na cidade e também estamos trabalhando muito para que o Batalhão ainda este ano seja criado, o Governador deverá encaminhar a Assembleia Legislativa e o mais importante, com mais efetivo e novas viaturas.

CIA. Independente:

A 1ª CIPM foi criada por força do decreto nº 3.239, de 19 de abril de 1977, que tratou da reorganização da Polícia Militar do Estado do Paraná, sendo ativada por determinação do Comandante Geral da PMPR com sede na Lapa, através da portaria nº 106/77-PM/1, de 15 de agosto de 1977.

Por meio do decreto nº 5.000, de 22 de junho de 2005, que alterou o quadro de organização da Polícia Militar, o Comando de Companhia Independente é cargo privativo de Major PM, assim, a 1ª CIPM é comandada atualmente pelo Major QOPM Hélio José Hornung.

Com sede na avenida Doutor Manoel Pedro 2271 Lapa PR atende também aos municípios de Contenda, Rio Negro, Campo do Tenente, Quitandinha e Piên.