Cai para apenas 35 minutos o tempo de espera na UPA da Lapa.

Medidas adotadas geraram visíveis melhorias no atendimento.

Saúde 16/02/2017 às 10h23min

Investimentos proporcionam melhora no atendimento

Com o objetivo de funcionar 24 horas por dia, sete dias por semana e poder resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame, as UPAs  ajudam a diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais.

Inaugurada em outubro de 2012, a UPA DR. Darcy Costa desde janeiro de 2017 passa por um processo de reestruturação e modernização administrativa para oferecer a população excelência no atendimento.

Os novos conceitos adotados, baseados principalmente na humanização, flexibilização e acolhimento geram resultados já visíveis aos usuários comprovados por modernos métodos de monitoramento. O tempo máximo de espera por atendimento, salvo fatores extraordinários, caiu para 35 minutos desde a chegada do paciente, triagem até a efetiva consulta medica. Diariamente são feitos em media 200 atendimentos na UPA.

Estes números refletem a realidade no atendimento de baixo risco, casos emergenciais como dor torácica, abdominal, crise convulsiva entre outros que haja risco eminente são priorizados e o atendimento é imediato.

Medidas adotadas:

Desde o inicio deste ano, a Prefeitura Municipal trabalha em varias ações articuladas que resultaram nas atuais melhorias. Exemplo foi a implantação de um terceiro medico plantonista nas segundas, quartas e sextas feiras, dias de maior demanda por atendimento historicamente.

Outra preocupação da administração foi com os estoques que eram deficientes bem como o suporte de equipamentos de apoio fundamentais para o bom funcionamento da unidade. Filmes reveladores para o Raio X, medicamentos, antibióticos, processadora automática, exames laboratoriais 24 horas, num investimento de mais de 130 mil reais em aquisições.

Para proporcionar a agilidade necessária a pacientes com suspeita de Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) a UPA conta hoje com um aparelho de eletro interligado a um centro cardiológico que emite o resultado com o laudo de imediato para que a equipe medica saiba proceder e diagnosticar com eficácia.

Avanços futuros:

Segundo o Secretário Municipal de Saúde Rui da Farmácia “a preocupação com a saúde publica do município é constante. A secretaria trabalha para em breve avançar o horário de atendimento das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até as 21:00 horas, medida que proporcionará maior atendimento ambulatorial nos bairros desafogando a UPA. Há também tratativas avançadas no sentido de trazer médicos especialistas nas áreas da cardiologia e ortopedia para atendimento na Lapa”. 

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (37.7%)
elementos da gastronomia (3.8%)
belezas naturais (56.5%)
aspectos econômicos (2.0%)