Bombeiros da Lapa recebem ambulância.

Veículo fará atendimento a trauma de emergência.

Saúde 22/02/2017 às 14h14min

Veículo já se encontra em atendimento a população.

O grupamento do Corpo de Bombeiros da Lapa passa a contar com uma ambulância destinada ao resgate e transporte de pacientes vítimas de traumas em situações de emergência.

O veículo, de última geração da Mercedes Benz que atende ao Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) utiliza em sua estrutura de operacionalização uma Central de Operações do Corpo de Bombeiros COBOM, que dá suporte ao sistema na área de comunicação através do telefone de emergência 193.

Todas as solicitações da comunidade no que tange ao trabalho de Bombeiros, (incêndios, salvamentos, proteção ao exposto e outros), bem como atendimento pré-hospitalar centralizam-se na Central de Operações (COBOM) e no caso específico de atendimento de urgência e emergência a telefonista repassa imediatamente ao Médico Coordenador do SIATE, que é responsável pela triagem médica do caso.

Tipos de ocorrências atendidas pelo SIATE:

• Acidente de trânsito (colisão, atropelamentos e capotamento);
  • Quedas (de mesmo nível ou de nível diferente);
  • Ferimento por arma branca (facas e similares);
  • Ferimento por arma de fogo;
  • Agressão;
  • Queimaduras (calor, eletricidade, substâncias químicas);
  • Desabamento/soterramento;
  • Outros traumatismos.

Bombeiros na Lapa:

Apesar de militarizado ano passado o Corpo de Bombeiros na Lapa, só agora em 2017 efetivamente a equipe e equipamentos estão aptos a atender a comunidade de forma satisfatória.

Hoje conta com um caminhão para combate a incêndios, a ambulância recém-chegada e equipe composta por 19 bombeiros entre operacionais e administrativos distribuídos em plantões de 24 por 48 horas.

A Prefeitura da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde fará toda a reposição do material de consumo da unidade bem como o fornecimento de equipamentos necessários.