Odontologia lança programas de Prevenção e Saúde Bucal

Programas Sorriso Feliz e Sorriso Saudável visa melhorar a saúde bucal das crianças.

Saúde 23/02/2017 às 09h56min

Objetivo é orientar e prevenir problemas dentários

Ensinar as crianças a cuidar dos dentes desde pequeno é um investimento que trará benefícios para o resto da vida dela. Neste sentido a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Odontologia lançou dois programas que visam implantar medidas nas escolas e CMEIs da Lapa.

O Programa Sorriso Feliz foi desenvolvido para atender alunos dos CMEIs municipais. Uma equipe composta por uma dentista e duas auxiliares vão até as instituições e verificam a dentição das crianças. Constatado a necessidade de intervenção os pais são comunicados e o agendamento é feito na Clínica Odontológica onde é iniciado o tratamento.

O Programa Sorriso Saudável é semelhante, porém é voltado aos alunos das escolas da rede municipal de ensino com orientação também quanto a aplicação de flúor após a escovação. Inicialmente estão sendo visitadas escolas do quadro urbano e em breve serão atendidas as das comunidades rurais.

Segundo a Coordenadora da Clínica Odontológica Rosecleide Horning do Vale “em ambos os Programas são realizadas orientações para os pais, educadores e professores voltadas para a educação e prevenção na saúde bucal. Nas visitas são feitas avaliações, encaminhamentos, agendamentos e apresentado vídeos educativos adequados a cada faixa etária incentivando a correta escovação e cuidados”.

Crianças Especiais:

As crianças portadoras de necessidades especiais também recebem a atenção das profissionais da Clinica Odontológica. Haverá também na unidade da APAE Lapa a visita periódica  da equipe composta pela dentista Carla e a auxiliar Erica para avaliação bucal nos alunos.

Gestantes:

A saúde bucal de uma criança começa ainda dentro da barriga da mãe. Durante a gestação, bem como após o nascimento, todos os principais cuidados e meios de prevenção devem ser tomados, incluindo higiene da gengiva e língua, e uma alimentação saudável praticada diariamente.

A Clínica Odontológica realiza também junto a Clínica da Mulher um acompanhamento das futuras mamães, desde a decisão pela gestação até consultas periódicas com dentistas paralelas ao Pré Natal.

Recém-nascidos:

Após o parto as atenções voltam-se para o bebe também. Os cuidados com a higiene bucal devem começar a partir do nascimento da criança. No recém-nascido, a limpeza deve ser feita com uma gaze ou fralda umedecida em água limpa para remover os resíduos de leite. As mamães também recebem toda orientação de como proceder no surgimento dos primeiros dentinhos das crianças.

Serviço:

Cínica Odontológica João Lacerda Braga

Horário: Triagem as 08:00  ou as 13:00 horas.

Endereço: Rua Vereador Oswaldo Montenegro, s/n. Vila do Príncipe.

Telefone: 3547-5033

Pacientes preferenciais: lactantes, gestantes, especiais ou idosos podem agendar atendimento por telefone.

O atendimento na Clinica Odontológica é referencia para toda população, mas há atenção nas unidades básicas de saúde da Vila São José, Mariental, CAIC, Cohapar, São Bento, Agua Azul e na Clínica da Mulher.