Prefeitura devolve Clínica da Mulher e da Criança para mulheres e crianças.

Reivindicação é atendida e mulheres e crianças já contam com atendimento exclusivo.

Saúde 31/03/2017 às 14h10min

Gestante recebe atenção da equipe.

A Clínica da Mulher e da Criança DR. Anthero de Paula Lacerda desde o inicio de janeiro voltou a ser utilizada como espaço de uso privativo e exclusivo das mulheres e crianças.

Inaugurada em 2012, estrategicamente instalada ao lado da Maternidade Municipal para facilitar o transito de gestantes, o espaço de 256 m² foi equivocadamente adaptado para posto de saúde pela gestão anterior.

Atendendo a reinvindicações, a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu as devidas alterações e buscou adequar o local as necessidades para um atendimento de qualidade voltado a mulheres, gestantes e bebês.

Mulheres:

A Clínica Mulher conta com hoje com 4 médicos gineco/obstetras com atendimento diário em dois períodos. 215 gestantes recebem o acompanhamento pré-natal e 10 consideradas de alto risco são assistidas também pelo Hospital do Rocio.

O agendamento para consultas ginecológicas ou exames preventivos do câncer do colo do útero são realizados no primeiro dia útil do mês. Gestantes na forma de procura direta em qualquer data e horário.

Números:

O sucesso da metodologia adotada pode ser comprovado através de resultados concretos nos meses de janeiro e fevereiro de 2017:

ü  481 consultas a gestantes;

ü  491 consultas ginecológicas;

ü  252 exames preventivos (Papanicolau);

ü  R$ 22.268,61 valores liberados de exames laboratoriais relacionados a saúde da mulher;

ü  122 exames de mamografia e ecografia mamária agendados e encaminhados ao Hospital do Rocio;

ü  145 exames externos, cirurgias ou especialidades encaminhadas a Central de Marcação de Consultas;

ü  24 processos de laqueadura tubária (realizada na Maternidade Municipal Humberto Carrano);

ü  11 processos de vasectomia (realizados no Hospital Regional da Lapa São Sebastião).

Odontologia:

Com o objetivo de criar ações preventivas, curativas e de manutenção da saúde bucal em gestantes e crianças de 0 a 5 anos de idade foi implantado o Programa Meu Primeiro Sorriso.

Orientações da higiene da boca da criança e dieta adequada desde os primeiros meses, cria-se hábitos que levam a um objetivo maior: crianças com índices zero de cárie nos primeiros anos de vida.

O Programa visa também prestar atendimento e iniciar o tratamento desde a decisão de ter um filho, com no mínimo três consultas agendadas para durante a gestação.

Após o nascimento, mamãe e bebê fazem a primeira avaliação e recebem as devidas orientações. Todo este tratamento é a realizado na Clínica da Mulher, com 60 gestantes já atendidas e 103 procedimentos realizados. Pelo Programa 37 crianças já foram beneficiadas com 72 procedimentos efetuados.

Tamanqueiro:

Os moradores do Bairro Tamanqueiro foram remanejados para a Unidade Básica de Saúde Central (Postão), onde foi ampliado o número de consultas disponíveis e estendido o horário de atendimento até as 21:00 horas pelo Programa Lapa Mais Saúde.

Serviço:

Endereço: Rua Marechal Floriano Peixoto, n° 770 ao lado da Maternidade Municipal.

Horário: das 08:00 as 17:00 horas.

Telefone: 35475044.