Defesa Civil desenvolve ações de prevenção e monitoramento.

Objetivo é monitorar áreas de risco

Cidade 11/04/2017 às 11h06min

Riachos são inspecionados e monitorados.

O Departamento de Defesa Civil da Lapa, desde o início do ano vem trabalhando em ações de prevenção, monitoramento e mapeamento de áreas de riscos ou em situação de vulnerabilidade. 
Ligados a Secretaria de Administração, as ações são sempre em parceria com os Departamentos de Ação Social e de Obras e Engenharia na busca por soluções conjuntas quando uma área ou situação de risco é detectada. 
Como exemplo, após verificação de uma residência na Vila Santa Zélia em visíveis más condições estruturais, imediatamente foi solicitado laudo técnico ao Departamento de Obras e Engenharia, que atestou a situação de risco de desabamento. Também o Departamento de Ação Social teve participação na orientação aos moradores que, optaram pela desocupação do imóvel que era alugado. Outra providencia tomada foi a notificação do proprietário para que não haja novamente a locação da residência e que proceda a sua devida demolição. 
Prevenção: 
Segundo o Coordenador de Proteção e Defesa Civil, Jairo Domingues Alberti, são adotadas um conjunto de medidas permanentes que visam evitar, prevenir ou minimizar as consequências dos eventos desastrosos e a socorrer e assistir as populações atingidas, preservando seu moral, limitando os riscos de perdas materiais e restabelecendo o bem-estar social.
Em caso de catástrofe ou em situações de anormalidade a Defesa Civil também atua operacionalmente no local priorizando o restabelecimento da tranquilidade. 
Captação de recursos: 
Paralelamente, a Defesa Civil também trabalha na elaboração e apresentação de projetos nas esferas estaduais e federais na busca e captação de recursos para dar suporte e estrutura ao município.

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (44.1%)
elementos da gastronomia (4.6%)
belezas naturais (49.1%)
aspectos econômicos (2.2%)