Campanha de Vacinação terá novo público alvo.

Com o lema: “Vacine-se. Deixe a gripe pra lá”, campanha espera imunizar 54,2 milhões de pessoas.

Saúde 17/04/2017 às 14h16min

Campanha tem novo público alvo

A 19ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza ano 2017 terá como novidade a inclusão de professores da rede pública e privada no público alvo devido ao contato com dezenas de alunos, expostos diretamente a contaminação. 

Foram adquiridas 60 milhões de doses da vacina e a meta do Ministério da Saúde é vacinar 54,2 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários.

Integram o público alvo da campanha os seguintes grupos:

  •  Idosos (maio de 60 anos)
  •  Crianças (de seis meses a menores de 5 anos)
  •  Trabalhadores de saúde
  •  Gestantes
  •  Puérperas (mamães que deram à luz recentemente, até 45 dias após o parto)
  •  Povos indígenas
  •  População privada de liberdade
  •  Funcionários do sistema prisional
  •  Pessoas com comorbidades (diabetes; hipertensão; transplantados)
  •  Professores da rede pública e privada

Na Lapa:

A Vigilância em Saúde da Lapa informa que já está disponível desde segunda feira, 17 na rede pública de saúde as doses da vacina da Campanha de Vacinação contra Gripe. Todas as unidades do perímetro urbano estão aptas a realizarem a vacinação e as do interior de acordo com o cronograma de visitas da equipe de E.S.F.

O Dia D da campanha em todo Brasil será dia 13 de maio, onde está prevista uma grande mobilização nacional, com 65 mil postos de vacinação envolvendo240 mil pessoas, estarão abertos em todo o país. Neste dia, as unidades da Lapa terão profissionais de odontologia e nutrição repassando orientações e cuidados básicos a população.

Prevenção:

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto; não compartilhar objetos de uso pessoal; além de evitar locais com aglomeração de pessoas.

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (44.1%)
elementos da gastronomia (4.6%)
belezas naturais (49.1%)
aspectos econômicos (2.2%)