1ª CIA de Polícia Militar da Lapa completa 40 anos de implantação.

Em fase de elevação à categoria de Batalhão, CIA promoveu solenidade no Pantheon dos Heroes.

Comemoração 19/04/2017 às 16h22min

Solenidade marcou os 40 anos da CIA.

A 1ª CIA Independente de Polícia Militar da Lapa comemorou 40 anos de implantação nesta quarta-feira (19) com uma solenidade no Pantheon dos Heroes que contou com diversas autoridades regionais e o alto comando da Polícia Militar.

Presentes os prefeitos da Lapa Paulo Furiati, de Rio Negro, Milton Paizani e de Contenda Carlão Stabach além do vice-prefeito lapeano Joacir Gonçalves. Representando a Câmara Municipal da Lapa o vereador e também sargento da Polícia Militar Otávio Rodrigues. A cerimônia contou com a participação do Comandante Geral da P.M., Coronel Maurício Tortato, comandante do 15° GAC AP, Coronel Alexandre Teixeira e também com autoridades eclesiásticas: Padre Marcio Adriano Krefer, da Igreja Católica e Pastor Airton Hermann Loeve da Igreja Luterana.

O Coronel Mauricio Tortato disse que “ ao mesmo tempo que festejamos os 40 anos da CIA Independente, eternizamos os nomes dos militares estaduais que atuaram como verdadeiros heróis na Revolução Federalista e no Cerco da Lapa a partir do comando do Coronel Dulcídio Pereira”.

Quanto ao processo de elevação da CIA à categoria de Batalhão, Tortato falou que “ estamos com os estudos de estado maior concluídos, melhor estruturando, melhor articulando, com vistas a cumprir nosso dever constitucional e também dar vida por meio de capital humano, de logística e material bélico para que, esta elevação seja uma medida efetiva e que conceda ao cidadão lapeano e de toda região níveis melhores de segurança pública”.

A cerimonia também foi marcada por homenagens aos policiais combatentes no Cerco da Lapa e condecorações com a medalha Bravos da Lapa a militares e civis que contribuíram para o bom desenvolvimento das atividades.

A 1ª CIPM foi criada por força do decreto nº 3.239, de 19 de abril de 1977, que tratou da reorganização da Polícia Militar do Estado do Paraná, sendo ativada por determinação do Comandante Geral da PMPR com sede na Lapa. Hoje tem em seu comando o Major Helio Horning e abrange seis municípios: Lapa, Rio Negro, Campo do Tenente, Piên, Quitandinha e Contenda.