Saúde bucal em sua casa!

Odontologia lança projeto pioneiro na região do São Lucas.

Saúde 27/04/2017 às 10h34min

Dra. Rosecleide examina todos os membros da família.

O bairro São Lucas, um dos mais populosos da Lapa, foi o escolhido para a implantação de um projeto inovador em conjunto entre a Clínica Odontológica e a UBS da comunidade, que funciona junto ao CAIC.  

            Basicamente, o programa consiste em deslocar uma equipe especializada composta por uma dentista, uma auxiliar odontológica que, acompanhadas da agente comunitária de saúde da região, realizam o trabalho “porta a porta” de exame clinico em todos os membros da família, repassando orientações sobre a correta escovação e distribuição de material didático.   

            Segundo a enfermeira Emanuelle Liller, Coordenadora da UBS do São Lucas, “há atendimento médico clínico geral de segunda a sexta e nas quintas e sextas ginecológico. Já o projeto Saúde Bucal em Sua Casa foi uma iniciativa da Dra. Rosecleide, Coordenadora da Clínica Odontológica que apresentou a proposta que foi prontamente aprovada por nós da unidade de saúde e recebeu também o apoio da Eduína Ribas, diretora do CAIC. As profissionais vão até a população do bairro, realizam os trabalhos preventivos e a partir da constatação da necessidade de intervenção, é realizado o encaminhamento para atendimento na unidade”.

            Desde o início de janeiro, a administração municipal vem, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Odontologia, desenvolvendo ações de prevenção, educação e orientação da saúde bucal, bem como ampliando a oferta de consultas odontológicas à população.

Cuidados e Prevenção:

            Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes adotadas para manter dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que a pessoa tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

            Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

            Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves.

            Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais, tais como:

 Coloque a escova inclinada entre a gengiva e os dentes. Faça movimentos limpando todos os lados dos dentes. Lembre-se: temos 32 dentes com 4 lados cada;

 Escove a superfície de mastigação de cada dente com movimentos curtos de vai e vem;

 Escove a língua para remover bactérias. Faça com cuidado;

 Use as duas mãos para segurar o fio dental entre os dedos. Passe o fio entre todos os dentes com movimento de vai e vem. Use-o pelo menos uma vez ao dia.

 

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (40.2%)
elementos da gastronomia (4.4%)
belezas naturais (53.3%)
aspectos econômicos (2.2%)