Lapeanos beneficiados com o mutirão da catarata.

Novamente parceria Estado - Município viabilizou o atendimento.

Saúde 08/06/2017 às 14h39min

Viagem foi acompanhada por funcionários da Secretaria de Saúde.

Dezenas de pacientes da Lapa realizaram ou realizarão nos próximos dias o procedimento cirúrgico para pelo mutirão da catarata. O mutirão é uma realização do Governo do Paraná em parceria com a Prefeitura da Lapa por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

O secretário municipal de saúde da Lapa, Rui Wiedmer disse que “este era um compromisso firmado com o secretário de estado da saúde Micheli Caputo Neto. Além do mutirão da catarata outras ações estão por vir como a construção do centro de imagem, equipamentos para a UPA e outros mutirões previstos”.

Na primeira etapa do mutirão, que aconteceu no Hospital de Olhos de Campo Largo, no dia 07 de junho, estiveram acompanhando os pacientes o Secretário de Saúde Rui Wiedmer, os vereadores Samuel Gois e Otávio Rodrigues e a Coordenadora da Central de Marcação de Consultas Zenaide Dias.

Para as próximas etapas ainda há vagas para tiver a indicação cirúrgica da doença. Os interessados devem procurar a Zenaide Dias na Central de Marcação de Consultas.

A catarata:

A catarata aparece naturalmente nas pessoas com idade acima dos 55 anos, mas pode ocorrer em recém-nascidos, pessoas diabéticas, pessoas tratadas com certos medicamentos como a cortisona, traumas oculares e outras situações.
Muitas vezes o paciente com catarata não percebe a piora da visão que pode ser de forma lenta e progressiva.

É comum pessoas idosas modificarem seus hábitos de vida, ficando mais em suas casas e praticando menos atividade sociais por tornarem-se inseguros com a baixa de visão ocasionada pela catarata.