Memoria ferroviária será resgatada na Lapa.

Famílias de ex ferroviários iniciam as primeiras doações que farão parte do acervo.

Turismo 09/08/2017 às 10h17min

Relógio doado ao Centro de Memória Ferroviária da Lapa por Dulce Cassou, de tradicional família ferroviária. Seu pai, Celso Cassou, foi o primeiro engenheiro residente da Estação Nova. Na foto, Marcio Assad e Prefeito Furiati.

Desde janeiro, a nova administração da Prefeitura da Lapa trabalha no resgate da memória ferroviária que, durante muitos anos fez parte de toda a economia do município através da estrada de ferro.

Neste sentido, os Departamentos de Cultura e Turismo buscam priorizar a revitalização da estação ferroviária, com a implantação do Centro de Memória Ferroviária no local, já com data pré-agendada para a inauguração para acontecer em 22 de setembro.

Segundo o Diretor de Turismo Marcio Assad, “este é um importante passo para a concretização do sonho da retomada do turismo férreo, e com ele em todo Paraná uma vez que inúmeros municípios da região metropolitana bem como do norte e noroeste do estado estão desenvolvendo projetos nesse sentido e tem a Lapa como um modelo a ser seguido. Prova disso é que no dia 14 de setembro o Fórum Metropolitano estará reunido aqui para discutir o tema”.

Constatando a realidade do projeto e da proximidade da inauguração do Centro de Memória, muitas famílias de ex ferroviários vem procurando o Departamento de Turismo para disponibilizar peças de acervos pessoais, fotografias, documentos e até mesmo peças resgatadas da antiga Rede Viação Paraná-Santa Catarina.

A Prefeitura informa que, quem desejar doar algum material que possa ser exposto no Centro de Memória pode procurar o Departamento de Turismo, no receptivo turístico, em anexo ao Parque Linear, das 09:00 as 17:00 de segunda a domingo. Telefone 36222036.

A inauguração do Centro de Memória fecha a I Semana Paranaense da Memória Ferroviária, que acontece de 18 a 22 de setembro na Biblioteca Pública do Estado do Paraná.

Serviço: As inscrições prévias poderão ser realizadas pelo email: comunicacao.spmf@gmail.com e maiores informações poderão ser obtidas pelo fone/whatsapp: 41 999861011.

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (43.3%)
elementos da gastronomia (4.5%)
belezas naturais (49.9%)
aspectos econômicos (2.2%)