Prefeitura da Lapa amplia os recursos para a merenda escolar

No dia da nutricionista Prefeitura divulga orçamento histórico para merenda das crianças.

Educação 31/08/2017 às 09h23min

Gina G. Hammerschmidt comemora o incremento orçamentário que possibilitou melhora na qualidade e na quantidade de alimentos.

Com o objetivo de melhorar a alimentação dos alunos da rede pública municipal, a Prefeitura da Lapa, por meio da Secretaria Municipal de Educação e do Departamento de Merenda Escolar ampliaram em 50% o investimento em aquisição de alimentos para a merenda escolar. No total, estão previstos até o final de 2017 um total de R$ 1,5 milhão de reais aplicados.

Segundo a nutricionista Gina Guzzoni Hammerschmidt, “diariamente são servidas 8.700 refeições aos 4.504 alunos da rede. Nos CMEIs são quatro refeições/dia, nas Escolas do Programa Mais Educação três refeições/dia e no Ensino Fundamental 1 refeição diária”, destacou.

Gina conta que “o incremento no investimento possibilitou uma melhora significativa na qualidade e na quantidade de produtos adquiridos, ampliando a oferta de carnes e frutas no cardápio. Já a partir da próxima semana incrementaremos laticínios como iogurte também na merenda”.

Os recursos para custeio são repasses do Governo Federal (FNDE) de caráter suplementar no montante de 30%, que são revertidos parcialmente para a aquisição de produtos da Agricultura Familiar. O restante são recursos próprios do município.

Basicamente o trabalho da nutricionista na alimentação escolar consiste em:

·         Planejamento dos cardápios semanais;

·         Compra dos alimentos por meio de processos licitatórios;

·         Avaliação técnica dos fornecedores;

·         Solicitação de gêneros alimentícios realizado semanalmente para as escolas;

·         Supervisionar a distribuição dos gêneros alimentícios;

·         Elaborar cronograma de entrega;

·         Controlar os estoques;

·         Orientar e supervisionar as atividades de higienização dos locais de armazenamento de alimentos e do ambiente de preparo e consumo dos alimentos;

·         Planejar e aplicar testes de aceitabilidade;

·         Elaborar Manual de Boas Práticas de alimentos;

·         Capacitação das cozinheiras;

·         Visitas técnicas das escolas semanalmente.