Lapa é destaque na produção de verduras e legumes.

Prefeitura acredita e investe na agricultura familiar como fonte de renda e emprego.

Desenvolvimento Rural 05/09/2017 às 11h14min

João Dranka, produtor de verduras exibe cenouras colhidas na Lapa com alta produtividade.

Extremamente agrícola e com vocação ao agronegócio, a Lapa também vem ganhando destaque na produção de verduras e legumes no sistema orgânico e convencional.

Segundo o Departamento de Economia Rural - DERAL, da Secretaria de Estado de Agricultura, em 2016 foram colhidos na Lapa 50,9 mil toneladas entre batata, abobrinha, cebola, pepino, cenoura, entre outras verduras e legumes.

Cenoura:

O produtor João Dranka plantou um alqueire de cenoura na região da Bacia Leiteira. Segundo ele “ a alta produtividade compensa o baixo preço devido a grande oferta do produto no mercado, o que acarretou na consequente queda do preço pago ao produtor”.

Com a contratação de 30 trabalhadores temporários, a expectativa é colher 7 mil caixas de cenouras, que são comercializadas nos mercados paranaenses, sul mato-grossenses e catarinenses. A produtividade está entre as melhores do país.

Novas áreas:

O Secretário Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, Júlio Bastos disse que “o município da Lapa caminha a passos largos para a instalação de um abatedouro público municipal, que será construído em um terreno no Parque Industrial. Nesta área, 70% do total não será utilizada na obra, aproximadamente 11 alqueires, que serão oferecidas por meio de processo de chamamento público para agricultores da região exclusivamente para o plantio de olerícolas. Desta forma esperamos um incremento ainda maior na economia rural, gerando empregos e renda e impulsionando ainda mais a produção de verduras e legumes”.