Lapa entra para o calendário nacional classificatório ao Freio de Ouro.

Estrutura do Parque de Exposições e Eventos foi elogiada pelos participantes.

Evento 02/10/2017 às 11h37min

Prova da Paleteada foi o ponto alto da competição.

O Parque de Exposições e Eventos da Lapa recebeu de 29 de setembro a 01 de outubro criadores de cavalos crioulos dos três estados do Sul para a Credenciadora Mista, que selecionou para as classificatórias ao Freio de Ouro, principal competição da raça – realizada anualmente em Esteio (RS) pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

O evento local é promovido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos Planalto Paranaense (NCCPP), sediado na Lapa e conta com o apoio da Prefeitura da Lapa e do Sindicato Rural.

Esta é a primeira vez que o Núcleo realiza a credenciadora, abrindo um calendário importante para a região e criando a condição necessária para que haja classificatórias para a competição nacional no Paraná.

O evento contou com as presenças do presidente da ABCCC, Eduardo Suñe e da apresentadora do programa Cavalos Crioulos, do Canal Rural e repórter do Freio de Ouro, Valéria Maciel.

Durante a cerimônia de premiação, o Secretário de Agropecuária e Meio Ambiente Júlio Bastos e o Vice-Prefeito da Lapa Joacir Gonsalves receberam dos organizadores e participantes elogios quanto a estrutura e organização do Parque de Exposições e Eventos.

Além de importante para avaliar a qualidade dos animais, a competição atraiu os amantes de cavalos pela beleza que é apresentada em pista.