Jornalistas especializados em turismo visitam a Lapa

Secom

Turismo 10/10/2013 às 17h11min

Representação do Cerco da Lapa foi uma das atrações
Por iniciativa da Cooperativa Paranaense de Turismo (Cooptur), mais de uma dezena de jornalistas especializados em turismo estiveram na cidade da Lapa na noite de quarta-feira, 09 de outubro. A ação foi realizada por intermédio do empresário Márcio Assad, associado à Cooptur, e teve o apoio do Departamento de Turismo da Prefeitura Municipal da Lapa. O resultado será a divulgação da cidade como atrativo turístico em diversos veículos de comunicação.
 
O grupo, formado por jornalistas de Curitiba, Ponta Grossa, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Brasília, chegou à Lapa no início da noite, foi recepcionado no Hotel Tropeiro e, em seguida, deslocou-se ao Centro Histórico. Houve apresentação da Banda Municipal, encenação do combate do Cerco da Lapa e apresentação musical de Ganso Nogueira em frente ao Panteon dos Heroes. Em Seresta, todos se dirigiram ao Theatro São João, onde assistiram ao espetáculo do Paraná Jazz Meeting (evento que coincidentemente já estava previsto para ocorrer na Lapa). A programação encerrou-se com um jantar no Hotel Tropeiro, em que foi servida a comida típica tropeira. Antes do jantar, a prefeita Leila Klenk conversou com os visitantes e expôs ações que visam fomentar o turismo na Lapa. 
 
O diretor do Departamento de Turismo, Sergio Vinícius de Souza Junior, acompanhou todo o evento e ao término entregou para cada jornalista um pacote de biscoito caseiro da Lapa, feito pela Associação dos Produtores de Produtos Artesanais (APPA). 

Cooptur
 
Constituída em 2004, na sede da Cooperativa Batavo – em Carambeí-PR, a Cooptur é a primeira cooperativa de empreendedores de turismo do Brasil. Conta atualmente com a participação de oito municípios (Colônia Witmarsum, Carambeí, Colônia Castrolanda, Tibagi, Arapoti, Sengés, Prudentópolis e Colônia Entre Rios), onde existem associações de produção formadas a partir de colonizações europeias, e também, como opção cultural, a cidade da Lapa. Todos trabalham juntos em busca de um turismo sustentável e de qualidade.
 

Quais os símbolos mais significativos do município da Lapa?


monumentos históricos (38.1%)
elementos da gastronomia (4.2%)
belezas naturais (55.4%)
aspectos econômicos (2.2%)