Prefeitura economiza R$ 70 mil/ano com internet

Prefeitura 12/06/2013 às 01h36min

Economia com internet foi possível devido à revisão de contrato e renegociação de valores

Em resolução tomada no mês de maio pela Secretaria de Administração, estabeleceu-se uma economia de R$ 71.460,00 anual em serviços de informática vigentes desde o ano anterior, fornecidos para a Prefeitura Municipal. Trata-se da revisão e da renegociação de valor de contratos com empresa que presta serviços técnicos especializados. Essa expressiva redução foi viabilizada graças à reavaliação das despesas de custeio e pessoal, investimentos, pagamento de amortização, serviços da dívida e restos a pagar feita pelo Comitê de Avaliação e Transparência Administrativa.

Nesta revisão, foi constatado que a empresa não realizava os serviços previstos no contrato em sua totalidade, sendo assim, foi determinada, com base na Lei de Licitações, a redução de 25% sobre o seu valor total. Isto é, o valor original do contrato era de R$ 222.000,00, passando agora a R$ 166.500,00 - uma economia de R$ 55.500,00 anual, que será revertida para outros setores da Prefeitura. Além desta economia, o serviço de disponibilização de links custava R$ 2.830,00 ao mês e foi renegociado em R$ 1.500,00, gerando uma economia anual de R$ 15.960,00. “O valor economizado será aplicado em outras áreas que necessitam de investimento, como a melhora da infraestrutura do Terminal Rodoviário Municipal. Importante ressaltar que a redução alcançada só foi possível devido ao brilhante trabalho realizado pelo Comitê de Avaliação”, comenta o secretário de Administração, Josias Camargo de Oliveira Junior.

Os cortes de gastos e as revisões de contratos, de todas as secretarias da Prefeitura Municipal, estão acontecendo desde janeiro com o intuito de analisar as condições para o desenvolvimento da atividade administrativa. Durante o período de 90 dias ficaram suspensos os atos de liquidação e pagamento de despesas, tempo em que o comitê reavaliou os critérios de viabilidade dos contratos, tendo como foco o interesse público direcionado à contenção e redução de despesas, assim como a avaliação da regularidade de procedimentos efetuados para a Prefeitura.