Conselho do Trabalho quer estimular a contratação de jovens na Lapa

Secom

Mercado de Trabalho 09/07/2013 às 11h53min

A Agência do Trabalhador da Lapa está situada na Rua Barão do Rio Branco, 1800
Em sua última reunião, o Conselho Municipal de Trabalho da Lapa discutiu a importância de inserir os jovens do município no mercado de trabalho. A reunião visou estimular as empresas lapeanas a oferecerem uma maior oferta de vagas para os jovens aprendizes, já que segundo a gerente da Agência do Trabalhador da Lapa, Sandra Regina Horning Batista Afonso, o problema não é a falta de candidatos, mas a falta de vagas de trabalho para os menores de idade do município. 
 
A contratação de jovens deve ser vista pelas empresas como uma grande oportunidade de mão de obra e de responsabilidade social, já que a inserção deles no mercado de trabalho contribui diretamente na redução de problemas que afetam a juventude, como a violência, evasão escolar, baixa qualificação para o trabalho e o desemprego. O que pouca gente sabe é que todas as empresas de grande ou médio porte são obrigadas a contratar aprendizes por lei (art. 429 da CLT, mas, infelizmente, muitas não cumprem essa determinação).
 
CONTRATO DE APRENDIZAGEM
 
Para as empresas que se interessarem em dar oportunidade de empregos aos jovens, é necessário um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e com duração máxima de dois anos. O empregador se compromete a assegurar ao adolescente - com idade entre 14 e 18 anos e ao jovem a partir dos 18 até os 24 anos, inscritos no Ensino Fundamental ou em programas de aprendizagem, como formação técnico-profissional -, tarefas necessárias, que o ajudem nessa formação.
 
Ao contratar um jovem aprendiz, as empresas contam com uma mão de obra com custo mais baixo, que pode ter uma jornada de trabalho de 6 a 8 horas, além de preparar um profissional que futuramente pode ser contratado em definitivo pela empresa.
 
Para mais informações sobre como contratar um jovem aprendiz, entre em contato com a Agência do Trabalhador da Lapa, pelos telefones 3911-1096 ou 3622-3483. 
nenhuma Enquete cadastrada!